segunda-feira, 30 de maio de 2011

40 anos de "A Clockwork Orange"/"Laranja Mecânica"

Saudações, droogs. Pessoalmente recordei de um filme que marcou minha vida como cinéfilo, inspirado num livro que, particularmente, também me marcou pra caramba. A Clockwork Orange (USA) ou apenas Laranja Mecânica (BR), de 1971, é o tipo de filme que qualquer jovem intelectual revoltado com alguns aspectos de uma vida mundana que beira a mediocridade curte. A história (btw, parei de usar o termo "estória" desde que Millôr desqualificou-o) é inspirada no livro homônimo de Anthony Burgess, que, diga-se de passagem, já escreveu  livros melhores; mas o filme, autoria de Stanley Kubrick, talvez o maior cineasta de todos os tempos e atuação impecável do protagonista e fodão Malcolm McDowell. O filme é uma obra-de-arte, sem avacalhação nesse vocábulo. 

Enfim, a história se passa em uma Inglaterra distópica, em um futuro que aparenta não ser tão distante, onde a cultura adolescente se deteriorou de tal maneira que os valores desapareceram e a concepção de moral passou a ser artefato exclusivo das "bichas velhas". Nessa realidade fictícia, onde gírias nadsats de ciganos e húngaras são naturais, há um foco sob uma gangue de adolescentes (ou, como chamam na obra, DROOGS) que trata a ultraviolência como algo perfeitamente conveniente e mui horroshow, com isso saem distribuindo porrada em outros caras, velhos e estuprando garotinhas. Não, o público-alvo do filme não são delinquentes psicopatas nem tampouco sádicos: mas sim gente que curte um filme teatral e artístico com umas trilhas sonoras supimpas de Ludwig van Beethoven.


Pra não ficarem me escrotiando nos comentários, acho melhor assistirem o filme antes. Vale a pena, a menos que você seja um babaca hipócrita e pseudo-moralista.


Vosso Humilde Blogueiro

2 comentários:

Geysa disse...

Mag!
Nossa, adorei seu post. Eu assisti Laranja Mecânica várias vezes, e achei simplesmente brilhante. Também li o livro, achei bom. E ah, sou fã do McDowell. Ele, em 1994, em Jogos de Poder, também estava foda. Enfim, só passando pra te dizer que se você quiser manter contato, seria muito bom se você me mandasse seu e-mail pelo meu tumblr, huh. u.u HUAHUA. Afinal, sinto bastante tua falta, porque não existe ninguém igual a você e sabes disso. Apareça, sempre que quiser, e meus sinceros parabéns a ti pelo blog.

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKKKKK ja quer o corpo do blogueiro nú! Geysa Geysa kkkkkkkkkkkk